sábado, 23 de abril de 2011

Exercício M.U.

Galera,
Segue a primeira lista...

1. (EFOA-MG) Um aluno, sentado na carteira da sala, observa os colegas, também sentados nas respectivas
carteiras, bem como um mosquito que voa perseguindo o professor que fiscaliza a prova da turma.
Das alternativas abaixo, a única que retrata uma análise correta do aluno é:

a) A velocidade de todos os meus colegas é nula para todo observador na superfície da Terra.
b) Eu estou em repouso em relação aos meus colegas, mas nós estamos em movimento em relação a
todo observador na superfície da Terra.
c) Como não há repouso absoluto, não há nenhum referencial em relação ao qual nós, estudantes, estejamos
em repouso.
d) A velocidade do mosquito é a mesma, tanto em relação ao meus colegas, quanto em relação ao professor.
e) Mesmo para o professor, que não pára de andar pela sala, seria possível achar um referencial em relação
ao qual ele estivesse em repouso.

2. Maria saiu de Mosqueiro às 6 horas e 30 minutos, de um ponto da estrada onde o marco
quilométrico indicava km 60. Ela chegou a Belém às 7 horas e 15 minutos, onde o marco quilométrico
da estrada indicava km 0. A velocidade média, em quilômetros por hora, do carro de Maria, em sua
viagem de Mosqueiro até Belém, foi de:
a) 45   b) 55   c) 60   d) 80   e) 120

3. Um carro mantém uma velocidade escalar constante de 72,0 km/h. Em uma hora e dez minutos ele percorre, em quilômetros, a distância de:
a) 79,2   b) 80,0   c) 82,4   d) 84,0   e) 90,0

4. (Unimep-SP) A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.) está testando seu novo avião,
o EMB-145. Na opinião dos engenheiros da empresa, esse avião é ideal para linhas aéreas ligando cidades
de porte médio e para pequenas distâncias.
Conforme anunciado pelos técnicos, a velocidade média do avião vale aproximadamente 800 km/h (no
ar). Assim sendo, o tempo gasto num percurso de 1 480 km será:
a) 1 hora e 51 minutos   b) 1 hora e 45 minutos   c) 2 horas e 25 minutos   d) 185 minutos
e) 1 hora e 48 minutos

5. (MACK-SP) O Sr. José sai de sua casa caminhando com velocidade escalar constante de 3,6 km/h,
dirigindo-se para o supermercado que está a 1,5 km.
Seu filho Fernão, 5 minutos após, corre ao encontro do pai, levando a carteira que ele havia esquecido.
Sabendo que o rapaz encontra o pai no instante em que este chega ao supermercado, podemos afirmar
que a velocidade escalar média de Fernão foi igual a:
a) 5,4 km/h   b) 5,0 km/h   c) 4,5 km/h   d) 4,0 km/h   e) 3,8 km/h

6. (UEPI) Em sua trajetória, um ônibus interestadual percorreu 60 km em 80 min, após 10 min de parada,
seguiu viagem por mais 90 km à velocidade média de 60 km/h e, por fim, após 13 min de parada,
percorreu mais 42 km em 30 min. A afirmativa verdadeira sobre o movimento do ônibus, do início
ao final da viagem, é que ele:
a) percorreu uma distância total de 160 km
b) gastou um tempo total igual ao triplo do tempo gasto no primeiro trecho de viagem
c) desenvolveu uma velocidade média de 60,2 km/h
d) não modificou sua velocidade média em conseqüência das paradas
e) teria desenvolvido uma velocidade média de 57,6 km/h, se não tivesse feito paradas

7. (UFPE) O gráfico representa a posição de uma partícula em função do tempo. Qual a velocidade
média da partícula, em metros por segundo, entre os instantes t 2,0 min e t 6,0 min?
a) 1,5   b) 2,5   c) 3,5   d) 4,5   e) 5,5

GABARITO
1. Alternativa e.
Repouso: a distância entre os objetos estudos não muda
Movimento: a distância entre os objetos varia.

2. Alternativa d.
Vm = DS/Dt ⇒Vm = (0-60) / 7h 15min - 6h 30min
Vm = -60 / 45min
Se:
1hora ---- 60min
x        ---- 45min

Logo, x = 3/4 = 0,75 hora
Vm = -60 / 0,75 = - 80 km/h
O sinal negativo da velocidade indica movimento retrógrado.
O mov imento retrógrado se caracteriza pelo móvel andar no sentido oposto ao da trajetória.

3. Alternativa d.
v = Vm = 72,0 km/h
t = 1h 10min = 1h + (10/60) h ⇒ t = (7/6)h

Logo:
Vm = S/t ⇒S = Vm . t = 72 . (7/6) ⇒ S = 84 km

4. Alternativa a.
Dados: Vm = 800 km/h
           S = 1.480 km

Vm = S/t ⇒ 800 = 1 480/t ⇒
t = 1 480 / 800 ⇒ t = 1,85 h = 1 h + 0,85 (60 min)
t = 1h 51min

5. Alternativa c.
Aplicando a definição de velocidade escalar média para
o Sr. José:
Vj = S/tj ⇒ 3,6 = 1,5 /  tj
Obtemos tj = (1,5/3,6) h = 25 min.
Como seu filho Fernão gastou 5 minutos a menos (25 - 5 = 20 min) para percorrer a mesma distância (1,5
km), podemos calcular sua velocidade escalar média:
Vf = S/ t = [1,5 / (20 / 60)] =  4,5 km/h

6. Alternativa e.
a) Falsa. O ônibus percorreu 192 km na viagem.
b) Falsa. No 1º- trecho da viagem, o ônibus gastou 80 min; o tempo total da viagem foi:
t = 80 + 10 + 90 + 13 + 30 ⇒ t = 223 min ( 3,72 h)
Logo, não corresponde ao triplo do tempo.
c) Falsa. Vm = S/t = 192 / 3,72 ⇒ vm 51,6 km/h.
d) Falsa. O tempo de parada diminui sua velocidade média.
e) Verdadeira. Se o ônibus não tivesse parado, teríamos:
t = 223 - 23 ⇒ t 200 min ( 3,33 h)
Então, sua velocidade média seria:
Vm = S/t = 192/3,33 ⇒ Vm = 57,6 km/h

7. Alternativa b.
No instante t 2,0 min, a partícula estava em repouso.
Passados 4,0 minutos, a partícula alcança a posição 800 m.
Logo:
Vm = S/t  = (800 - 200) m / (6-2) min = 600m / 4min = 600 m /240 s
Vm = 2,5 m/s

2 Comentários:

Às 2 de maio de 2011 08:12 , Blogger Wesley Carlos disse...

Olá, tudo bem? Sou aluno do CEFET e necessito de exercícios de vetores com gabarito! Poderia postar alguns? Quero fazer bastantes para treinar para a prova! Obrigado!

BLOG: wscarlos.blogspot.com
E-MAIL: wscarlos@bol.com.br

 
Às 11 de março de 2013 11:47 , Blogger Patrízia Reis disse...

Obrigada Ruas! Agora é hora de decifra-la !!

 

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